O que faz um Deputado

Conheça o que difere o trabalho dos deputados federais e estaduais:

O trabalho do Deputado Federal

Os deputados federais são os representantes nacionais populares e devem decidir sobre as matérias de competência legislativa da União, além de exercer a fiscalização dos atos do Poder Executivo, tudo dentro dos termos constitucionais.
O Congresso Nacional é a entidade brasileira responsável por exercer o Poder Legislativo (elabora as leis que regulam o Estado) na esfera federal. Como um dos Poderes do Estado, compete a ele exercer duas atividades principais: legislar e fiscalizar os demais poderes.
Além de elaborar leis, o deputado federal deve discutir e votar o Orçamento da União (quanto o país irá gastar na saúde, educação, infra-estrutura, saneamento, segurança pública, etc); Também discutir e votar projetos de lei de iniciativa do presidente da República e dos tribunais superiores; Ainda atender, pessoalmente, ou através dos seus assessores, os seus eleitores, sempre que possível, ouvindo pedidos e encaminhando-os aos órgãos governamentais ou apresentando-os em plenário;

Sendo assim, compete ao deputado federal o ato de legislar e manter-se como guardião fiel das leis e dogmas constitucionais nacionais, inclusive podendo propor, emendar, alterar, revogar, derrogar leis, leis complementares, emenda à Constituição federal e propor emenda para a constituição de um novo Congresso Constituinte (para elaboração de nova Constituição).

O trabalho do Deputado Estadual

Os deputados estaduais participam das sessões plenárias e dos trabalhos das Comissões. Além disso, atendem pessoalmente aos eleitores, intermediando e encaminhando seus pedidos a órgãos governamentais ou apresentando em Plenário assuntos de interesse do segmento social ou da região que os elegeram.
Outra atribuição do deputado é a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado. Também é função do parlamentar apresentar projetos de lei, de decreto legislativo, de resolução, e proposta de emenda à Constituição Estadual e avaliar aqueles encaminhados por outros deputados, pelo governador, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e pelos cidadãos.
O deputado emite pareceres nas diversas comissões técnicas, sobre os projetos e demais assuntos acerca dos quais o Poder Legislativo deve manifestar-se. Pode também propor a instituição de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

Palavra do Deputado, agora FEDERAL, Eli Correa Filho.

“Amigos, todo poder vem do povo. Todo cargo é decisão popular.
Por isso, reitero aqui o quanto é importante que nós, eleitores, conheçamos as atribuições, o histórico político, a “ficha” dos candidatos para quem pretendemos confiar nosso voto.
E a palavra é realmente essa: ‘Confiança’.
Posso assegurar que em mais de 12 anos e 03 mandatos consecutivos, nada há o que desabone a minha carreira política e/ou meu nome. E é esse trabalho sério, digno, honesto, transparente que vou levar para Brasília.

E eu continuo totalmente à disposição para tirar quaisquer dúvidas ou ouvir quaisquer solicitações”.
 
Um forte abraço,
 
Eli Correa Filho
E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.